quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Consultório__ 5

Rita Santos (via Internet): Gostaria de saber se o filme Control sobre Ian Curtis/Joy Division ia estrear em Portugal no dia 25 de Novembro e qual seria a classificação em relação à idade. Há quem me tenha dito que o filme seria para m/16, mas achei esquisito por isso vim confirmar a uma fonte mais segura. Também gostaria de saber quando é que o Sweeney Todd iria estrear em Portugal.

Um colega meu apurou junto da LNK, que é a distribuidora, que o belíssimo Control foi hoje mesmo classificado para maiores de 16 anos e o selo de "Qualidade" destinado a certos filmes que se distinguem pela sua qualidade artística ou outras.

Isto vai de encontro às decisões tomadas na Inglaterra (maiores de 15) e Estados Unidos ("R" ou seja, alguém com menos de 17 anos só entra acompanhado de um adulto), mas se quer que lhe diga, acho que há duas formas de encarar esta decisão em Portugal. Por um lado, pode parecer exagerada vendo a quantidade de filmes com momentos "fortes" que actualmente recebem o "M/12" (daí o doce do "qualidade"). Mas também pode pecar por escassa: há coisas, momentos, estados de espírito na obra de Anton Corbijn, que vão escapar mesmo aos que já têm 30 anos!

Sweeney Todd estreia em Portugal em Janeiro de 2008, juntamente com uma mão-cheia de filmes a pensar nos Oscars, como já é tradição. Se viver na zona de Lisboa, não perca por nada a peça homónima que está no Teatro Aberto. Não é Tim Burton e Johnny Depp, mas será a melhor das antecipações.

Sem comentários: