sábado, 26 de janeiro de 2008

A RTP vai passar o filme dos cowboys gays

Dentro de momentos a RTP-1 vai começar a passar O Segredo de Brokeback Mountain. As tragédias têm destas coisas e por maior que seja a tristeza, não há que criticar o canal por capitalizar com o natural interesse das pessoas pelo Heath Ledger depois da sua morte. Basta ir ver a lista dos filmes mais pedidos nos últimos dias na Amazon para ter uma ideia. É uma questão de oportunidade e pena tenho eu que a SIC ou a TVI não tenham aproveitado para voltar a transmitir o 10 Coisas Que Odeio em Ti, na minha humilde opinião uma das mais inspiradas comédias teen vindas de Hollywood, ou o Coração de Cavaleiro, a delirante aventura medieval ao som dos Queen.

Mas o spot publicitário a anunciar a exibição do filme realizado por Ang Lee é incrível: com excepção da cena em que Ennis Del Mar está agarrado à camisa de Jack Twist, só mostra imagens de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal aos beijos ou a trocarem carícias. Literalmente um bocado de todos esses momentos. Mais nada.

Quem conhece Brokeback Mountain sabe que estas cenas são breves e a relação entre as personagens é precisamente a de um amor nunca concretizado. A de uma hipótese de felicidade que se deixa fugir. Mas claro que quem nunca o tenha visto, olha para o anúncio da RTO e fica a pensar: o filme deve ser só isto. E foge a sete pés. Até porque, no canal ao lado, está a dar o excelente De Tanto Bater o Meu Coração Parou.

Esta manipulação não tem nada de inocente. E é estranho que numa estação com tantos profissionais inteligentes, alguém não tenha achado esta promoção esquisita. Espero que algumas pessoas, mesmo assim, resistam à sugestão implícita das imagens e dêem uma oportunidade ao filme. Mas também vos digo: ainda bem que os responsáveis da Focus Features não tinham um tipo destes a tratar do trailer do Brokeback Mountain há dois anos! Seria um desastre. Lembram-se como era?...

Sem comentários: